quinta-feira, 10 de maio de 2012

Um Dos Grandes Nomes Da Nossa Cultura

Gonçalves Dias 

                                           Nascido 10 de agosto de 1823 - Morreu em 3 de novembro de 1864





Vida e Obra
Gonçalves Dias nasceu em Caxias Maranhão no ano de 1823, filho de português e uma mestiça. Foi para Coimbra em 1838 onde estudou Direito, após formar-se voltou para o Brasil e dedicou-se ao jornalismo, trabalhou como professor de latim e na Secretaria de Negócios Estrangeiros. Morreu num naufrágio, voltando da Europa, a bordo do Ville de Boulogne, à vista do Maranhão.
Foi o precursor do Indianismo na poesia e produções do Romantismo brasileiro, retratou as tradições indígenas (personagens, ritos, lendas) no âmbito artístico de forma épica. Utilizou-se também do Medievalismo em textos como Sextilhas de Frei Antão, e do lirismo amoroso em excelentes produções da língua portuguesa.
Principais Obras Literárias: na poesia – Primeiros Cantos (1846), Segundos Cantos e Sextilhas de frei Antão (1848), Últimos Cantos (1851), Os Timbiras (1857), Poema I- Juca-Pirama; no Teatro – Patkull, Beatriz Cenci, Boabdil; e outros Gêneros – Meditação (1845/6) poemas em prosa, Dicionário da Língua Tupi (1857), Brasil e Oceânia (1852) memória histórica.
Características da Literatura Romântica de Gonçalves Dias
  • Fundamentou as bases da poesia brasileira, consolidando o Romantismo. Incorporou à nossa escrita temas e formas que serviam de modelo até o modernismo;
  • Dotado de Riqueza temática, abrangeu múltiplos assuntos em diversos aspectos, tais como: poesia Indianista, Lirismo amoroso, poesia saudosista, religiosa, medievalismo e poesia egótica. 














Um comentário: